Fale com o SAAE - Clique aqui e acesse nossa Central de Atendimento

SAAE inicia captação na Represa dos Ferroviários

É importante destacar que as análises são feitas de hora em hora e todo esse processo de tratamento é fiscalizado e avaliado pela Vigilância Sanitária.
Publicado: 24/10/2019 às 09:01:45
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou nesta terça-feira (22) a captação de água na Represa que está localizada às margens da Avenida Wilson Diório. Com o objetivo de poupar a Represa de Cascalho para que ela possa se recuperar mais rapidamente, esta ação começou a ser executada na sexta-feira (18), a partir da instalação de cerca de 1km de tubulação, que leva a água captada diretamente para a (ETA) localizada na Vila Barbosa.

Cuidados com a água

Ao chegar na ETA esta água recebe uma pré desinfecção e adição de coagulantes, ou seja segue o mesmo padrão de tratamento das três captações existentes no município. Sobre este procedimento, o presidente do SAAE, Joaquim Dutra, explica que o processo de tratamento garante que a água fique livre de impurezas. “Nesta estação o processo ocorre em etapas, primeiro vem a coagulação, ou seja, quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA e recebe nos tanques uma determina quantidade de aluminato de sódio e o policloreto de alumínio. Depois ela passa pela floculação, quando as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores, em seguida acontece a decantação, momento que as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água”.

Próximo passo até chegar até às nossas casas

Após a decantação, acontece a filtração. Nesta etapa as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Antes de ir para as residências ocorre ainda a desinfecção e a correção de PH. Feito isso a água segue pela rede de distribuição até as caixas de água.

Observação: É importante destacar que as análises são feitas de hora em hora e todo esse processo de tratamento é fiscalizado e avaliado pela Vigilância Sanitária.

Sobre a captação de água dessa represa, o coordenador técnico do SAAE, Marco Gomes, destaca que a ação foi tomada para evitar o desabastecimento na cidade com o baixo nível dos demais reservatórios. Agora a captação feita no Córrego do Ibicaba, na Represa de Cascalho e Represa Santa Marina 1 conta com o apoio da Represa dos Ferroviários. “Estamos recebendo dessa nova rede, cerca de 50 litros de água por segundo, que são somados às outras três captações. Nossa expectativa é poupar a retirada do principal reservatório (Cascalho) até que o período das chuvas seja restabelecido”, explicou o coordenador.
Fonte: Imprensa Prefeitura de Cordeirópolis
Notícias Recentes
Notícias
Alguns Serviços
(+) Serviços
Rua José Bonifácio, 378 - Centro - CEP: 13490-000 - Caixa Postal 08 - Cordeirópolis-SP - Telefones: (19) 3546-1073 / (19) 3546-4539
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis: 1971-2020 - Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais